Todos nós sabemos que o açúcar é um dos grandes vilões da saúde. Mas, ao mesmo tempo, não podemos negar que o sabor doce é atraente e viciante. Para te ajudar a continuar conferindo sabor doce às sobremesas sem adicionar o ingrediente vilão, vamos te mostrar opções de alimentos naturais e saudáveis que funcionam como adoçantes.
Aprenda nesse artigo como substituir o açúcar refinado das receitas e preparar sobremesas mais saudáveis.
Quer saber os males do açúcar pode causar para a sua saúde? Leia o nosso artigo “Açúcar como vilão da saúde – Por que faz mal?”, disponível aqui no Blog.
Alimentos saudáveis para substituir o açúcar refinado
1.Mel
Delicioso, o mel é um poderoso alimento natural e doce. Não é muito indicado para pessoas que precisam realizar dietas com baixos níveis calóricos, pois ele é altamente calórico. Porém quando o assunto é alimentação saudável ele é muito mais indicado do que o açúcar refinado, pois o processo de fabricação é totalmente natural.
Além do processo ser natural, o mel contém muitos benefícios para quem o consome, estre eles estão:
- Tem poder antibiótico, anti-inflamatório, contribuindo em gripes e resfriados
- É antioxidante e fonte de energia natural
- Contribui na absorção do cálcio
Valor nutricional (100 g):
- Calorias: 304 g
- Carboidratos: 82 g
- Proteínas: 0,3 g
- Fibra: 0,2 g
- Gorduras: 0 g
2. Açúcar de coco
O coco é um alimento bastante explorado no mundo dos alimentos saudáveis. Assim como o óleo de coco é muito utilizado na culinária como um alimento altamente saudável, o açúcar é outra grande descoberta.
A partir da seiva da flor de coco é possível retirar o açúcar e inúmeras propriedades benéficas. Está entre as alternativas de açúcar mais saudável. Na Ásia esse ingrediente já é mais comum no dia-a-dia.
Entre os benefícios do açúcar de coco, estão:
- Possui zinco, ferro e magnésio.
- É antioxidante.
- Contém uma fibra chamada inulina, com efeito probiótico ao organismo.
- Não aumenta os níveis de glicose no sangue.
Valor nutricional (100 g):
- Calorias: 379 g
- Carboidratos: 93,1 g
- Proteínas: 1,6 g
- Fibra: 0,2 g
- Gorduras: 0 g
3.Estévia
A estévia é uma planta que há muitos anos foi utilizada como erva medicinal. Suas folhas são mais doces que o açúcar da cana.
Entre as suas propriedades medicinais estão: Baixa caloria, baixo efeito nos níveis de glicose, ajuda a controlar a pressão alta, é fonte de vitaminas A,B e E, além de fósforo, cálcio, magnésio, ferro, zinco, sódio e potássio. Contribui no processo digestivo e é diurética.
Valor nutricional (100 g):
- Calorias: 0 g
- Carboidratos: 100 g
- Proteínas: 0 g
- Fibra: 0 g
- Gorduras: 0 g
4.Banana
A banana é um ótimo ingrediente para adoçar bolos e massas de panquecas, por exemplo. Além de doce, a banana possui uma série de benefícios para a saúde, sendo fonte de carboidratos, vitaminas e minerais, responsáveis em garantir energia, aumentar a sensação de saciedade e de bem estar.
Para conferir sabor doce em bolos, sorvetes e shakes prefira usar a fruta bem madura. O melhor é que a fruta é cheia de propriedades benéficas para o nosso organismo, como:
- Contribui para regular o intestino, devido à alta concentração de fibras. A banana madura é indicada para tratar diarreia, enquanto a fruta madura contribui na prisão de ventre;
- Diminui o apetite;
- Evita câimbras musculares e regula a pressão, por conta da alta concentração de potássio e magnésio;
- Ajuda a melhorar o humor e contribui em tratamentos de depressão;
- Fortalece o sistema imune;
- Previne o envelhecimento precoce;
- Contribui no controle do colesterol e mantém a saúde do coração; e
- Previne a formação de úlceras gástricas.
Valor nutricional em 100g de banana:
- Energia -104 kcals
- Proteína - 1,6 g
- Gordura - 0,4 g
- Carboidratos - 21,8 g
- Fibras - 3,1 g
- Vitamina A - 4 mcg
- Vitamina B1 - 0,06 mg
- Vitamina B2 - 0,07 mg
- Vitamina B3 - 0,7 mg
- Vitamina B6 - 0,29 mg
- Vitamina C - 10 mg
- Folatos - 14 mcg
- Potássio - 430 mg
- Magnésio - 28 mg
- Cálcio - 8 mg
- Ferro - 0,4 mg
Evitar o açúcar refinado não é fácil, mas com tantas opções de alimentos saudáveis não temos motivos de continuar consumindo aquilo que nos faz mal. É importante se atentar ainda para os alimentos que viram açúcar depois que ingerimos. Veja:
Alimentos que viram açúcar depois que ingerimos - Macarrão e massas em geral, como qualquer carboidrato, como pães e receitas que contém farinha de trigo refinada branca também são transformados em açúcar pelo organismo depois da ingestão.
Opção de massa que não vira açúcar quando ingerimos – Ao contrário do convencional, uma grande novidade são as massas feitas de farinha solúvel do Glucomanan, retirado da medicinal Konjac. Os produtos feitos com essa matéria prima é uma opção de alimento saudável para serem consumidos diariamente, sem risco de aumentar os níveis de glicose no organismo.
Há uma grande variedade de tipos de cortes de massas Konjac, incluindo a opção de arroz. Você encontra todos esses produtos, na loja virtual da Konjac Massa MF. Corre lá e compre as suas 😉.
Fontes: Incrível.clube e tuasaúde.com