Quem treina precisa de energia. Esse é um fato muito claro na nutrição esportiva. Para fazer uma analogia: como um carro vai andar se o tanque está vazio? E as frutas contribuem de forma muito proveitosa para o melhor funcionamento do organismo de quem é praticante de atividades físicas. Por isso, hoje, vamos falar mais sobre as frutas indispensáveis para quem treina.
Frutas são alimentos que costumam ser ricos em macro e micronutrientes, como carboidratos, gorduras boas, vitaminas, minerais, fitoquímicos e diversas outras substâncias, o que auxilia no bom funcionamento do corpo. Entretanto, é preciso saber quais frutas podem e devem ser ingeridas, além da quantidade.
Abaixo, vamos explicar mais sobre as frutas e quais podemos ingerir para melhorar a performance e a saúde.
Qual a importância de consumir frutas?
Como mencionamos acima, as frutas são alimentos ricos em diversos nutrientes para o corpo, auxiliando nos diversos processos fisiológicos do corpo. Elas podem ajudar no cuidado com a pele, com o sistema digestivo, na luta contra os radicais livres e no controle da inflamação corporal.
Além disso, as frutas costumam ser uma ótima fonte de energia (por meio dos carboidratos) para quem treina. Algumas opções ainda auxiliam na sensação de saciedade e no bom funcionamento intestinal, o que mantém o sistema imunológico e o peso em dia.
Para obter esses efeitos benéficos das frutas, a orientação da OMS recomenda o consumo diário de 3 a 5 porções. Elas podem ser comidas in natura, junto a saladas, refeições ou mesmo batidas em vitaminas. Também podem ser consumidas em sucos, porém, estes são menos recomendados, pois perdem partes das fibras e de outros nutrientes.
Atletas amadores ou profissionais, independente do objetivo atual de seus treinos, podem adicionar frutas em sua dieta, substituindo refeições que seriam com alimentos industrializados, adicionando nutrientes e mantendo o corpo funcionando da maneira correta.
Para conhecer mais alimentos ideais, conheça os alimentos funcionais: https://konjacmassamf.com/blogs/saude/alimentos-funcionais-o-que-sao-e-seus-beneficios
Frutas indispensáveis para quem treina
As frutas que são indispensáveis para praticantes de atividades físicas são aquelas que fornecem energia e os nutrientes ideais para aquele treino. Por exemplo, frutas que contenham uma boa quantidade de carboidratos e também potássio para evitar cãibras são aliadas para um treino duradouro e com excelente performance.
Vamos ver alguns exemplos de frutas necessárias para quem malha ou treina:
Abacaxi
A fruta cítrica possui uma ótima quantidade de carboidratos e vitamina C, ideais para quem precisa realizar um treino pesado. Além disso, ela possui uma substância chamada bromelaína que auxilia na redução da resposta inflamatória do organismo e melhora a recuperação muscular.
Melancia
A melancia não tem tantos carboidratos, mas tem diferentes minerais essenciais para o corpo como o potássio, o magnésio, o fósforo e o cálcio, ajudando na contração muscular e nos processos fisiológicos. Além disso, a fruta possui o aminoácido L-citrulina, que atua como vasodilatador.
Esse aminoácido auxilia na absorção de nutrientes, reduzindo a fadiga e aumentando também o desempenho durante o esporte.
Abacate
Fruta rica em gorduras boas, é um ótimo complemento para quem está em dietas restritivas como a dieta cetogênica. Ele possui uma grande quantidade de gordura boa, além de antioxidantes que evitam o estresse oxidativo e o envelhecimento precoce. Esses antioxidantes também auxiliam na redução da inflamação corporal após o treino.
Açaí
Talvez a fruta mais consumida após os treinos no Brasil. Ele é um alimento funcional, repleto de antioxidantes, vitaminas e minerais, além de gorduras boas para o organismo. O seu consumo regular ajuda na recuperação pós treino e na melhora gradual da performance.
Entretanto, por outro lado, é um alimento muito calórico, principalmente quando somado ao tradicional xarope de guaraná. É preciso ter parcimônia na hora de incluir o alimento na dieta.
Banana
Se você não quer ter cãibras, coma uma banana. Provavelmente, você já ouviu essa recomendação! A banana é bem mais do que uma fonte de potássio, que evita as dolorosas cãibras. Ela também é fonte de carboidratos, sendo uma excelente fruta para ser consumida no pré e no pós treino. Quando somada a carboidratos de lenta absorção, ela auxilia ainda mais também na sensação de saciedade.
Frutas cítricas
Laranjas, limões, acerolas e todas as frutas que deixam um gosto azedo na boca são ideais para o consumo antes do treino. Elas possuem diversas vitaminas, como a vitamina C e vitamina A, protegendo o corpo do estresse oxidativo e da inflamação corporal. O seu consumo regular auxilia de forma efetiva a recuperação muscular.
Conheça as massas Konjac
Quem treina precisa consumir frutas. Contudo, a alimentação é bem mais do que apenas consumir um tipo de alimento. Por exemplo, é preciso somar na nutrição as carnes (para quem deseja), grãos, cereais, vegetais, tubérculos, entre muitos outros gêneros alimentares.
Para quem deseja uma alimentação saudável, saborosa e que tenha poucas calorias, as massas feitas com o tubérculo Konjac são ideais. Elas não possuem carboidratos, podendo ser inseridas em diversas dietas para quem deseja perder peso.
Além disso, as massas da Konjac também possuem a fibra glucomanan, que auxilia o sistema digestivo. Deseja saber mais sobre as massas da Konjac MF? Acesse o nosso site.