A vida saudável demanda que as pessoas unam uma alimentação saudável, repouso e uma rotina de exercícios físicos para queimar calorias. Assim, o corpo recebe todos os nutrientes que necessita para funcionar da melhor forma, descansa para cumprir os processos fisiológicos e se movimenta, garantindo o gasto de energia e a manutenção de todas as estruturas corporais.
Em uma época de pandemia, muitas pessoas tiveram dificuldades em manter a rotina de atividades para o corpo, causando um aumento no ganho de peso e riscos para a saúde. Além disso, o consumo de itens mais calóricos também foi sentido, devido a fatores como a ansiedade.
Por isso, é sempre importante que seja relembrado o papel dos esportes e das práticas físicas para o nosso organismo. Nos próximos parágrafos, vamos explicar um pouco melhor sobre o porquê da necessidade dos exercícios e algumas rotinas para a prática.
Por que praticar exercícios?
Praticar atividades físicas é uma necessidade do corpo humano. Muito mais que apenas um cuidado estético ou um passatempo lúdico, as atividades garantem o funcionamento correto do nosso organismo e muito mais. Não é à toa que pessoas sedentárias têm maior risco de problemas de saúde, sofrendo em maior grau com doenças como a obesidade e o diabetes.
E para sair do sedentarismo não é necessária uma prática complexa de atividades ou se juntar a outras pessoas. Mesmo o ato de caminhar e correr sozinho já é um ótimo exemplo de atividade simples e fácil que pode ser feita por quase todo mundo e gera resultados benéficos para o corpo.
Veja alguns benefícios das atividades físicas:
- Prevenção de doenças
- Controle da pressão arterial
- Fortalecimento muscular
- Melhora do sono
- Redução e controle do Peso
- Melhora da respiração
- Maior sensação de alegria
- Redução de dores
Aliás, é importante ressaltar que, antes de qualquer início de prática esportiva, uma consulta com profissionais da área médica e orientação de educadores físicos é fundamental. Eles podem aferir como está a saúde e garantir quais condições são necessárias para o exercício não trazer danos.
Rotinas de exercícios para queimar calorias
Para queimar calorias, as melhores rotinas envolvem os exercícios que mais agradam e são mais apropriados. Antes de ler as dicas, lembre-se que nem todo exercício vai ser o melhor para você, tente fazer o que você mais gosta para que seja uma prática agradável e saudável para a sua mente.
Os exercícios que vão gastar mais calorias - e mais rapidamente - são os aeróbios ou aeróbicos. Estes exercícios usam o oxigênio para gerar energia para os músculos, trabalhando o corpo como um todo para queimar energia. É o caso das corridas, bicicleta, polichinelos, etc., estando presente em qualquer esporte como o futebol e o basquete.
Algumas rotinas para a queima de calorias são:
Exercícios Aeróbios e Musculação
A combinação mais comum nas academias é o início do treino com um exercício aeróbico para aquecer e, depois, a musculação. A combinação é ideal para pessoas que estão começando a treinar ou querem perder peso. Em casos de pessoas que queiram ganhar massa muscular, normalmente, o ideal é inverter a ordem.
Para quem precisa ou gosta de treinar em casa, é possível combinar variações de polichinelos ou 30 minutos de esteira/bicicleta com exercícios que usem do peso corporal como flexões, agachamentos e barra.
Corrida de rua
Para quem quer correr fora da esteira, a corrida de rua é uma ótima aliada para a queima de calorias. Seguindo roteiros pré-determinados, é possível gastar um grande número de calorias. Mas preste atenção: é preciso estar com o tênis correto e também ter cuidado com os trajetos feitos!
Natação
Para quem não gosta de correr ou pedalar, a natação é uma ótima aliada na perda de peso. Como a resistência da água é maior que a do ar, a prática ainda trabalha de forma considerável os grupos musculares superiores, tonificando o corpo. Em clubes ou academias, é possível praticar a atividade sob orientação e garantir a queima de calorias.
Pular corda
Pular corda é a escolha nº1 do condicionamento físico de boxeadores. E está explicado o porquê: é um exercício que gasta muita caloria e exige muita sincronia e concentração. No início, pode parecer difícil, mas, rapidamente, se pega o ritmo e é possível passar muitos minutos no exercício. Um treino de corda pode gastar até 700 calorias!
Yoga
A Yoga é uma prática meditativa e calma, porém o tempo sob tensão e o controle aumenta os gastos calóricos do corpo. Treinar semanalmente a Yoga, combinando com outros exercícios, pode ser a opção para quem não quer ficar restrito a uma atividade repetitiva.
Dança
Fazer aulas de dança e praticar com a ajuda de aplicativos e vídeos pode ser uma alternativa divertida para quem não quer ficar na academia! Muito dinâmicas e energéticas, as aulas de danças fortalecem os músculos e queimam calorias de forma significativa, sendo que quanto mais intensa a aula, maior o gasto. Aulas de Zouk podem gastar mais calorias do que uma caminhada leve!
Não se esqueça da alimentação!
Fazer exercícios pesados e gastar calorias é muito importante para a saúde. Porém, para prevenir doenças e controlar o peso, a alimentação é a coisa mais importante. Uma alimentação equilibrada com comida saudável, alimentos funcionais e ingestão adequada de nutrientes traz saúde e desempenho para o esporte.
Para ler mais dicas sobre alimentação, acesse o blog da Konjac MF.