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Não coma menos, coma melhor!

Como é possível emagrecer rápido de forma saudável?

por Larissa GOMES 24/06/2022
Como é possível emagrecer rápido de forma saudável?

Quantas pessoas querem emagrecer hoje no mundo? Milhões? Ou talvez já estejam na casa do bilhão? Independente do número, o emagrecimento é uma das buscas mais incessantes e pouco frutíferas para as pessoas. Incessantes porque muita gente busca sem parar uma forma de perder peso sem deixar de lado uma vida com prazer e pouco frutíferas porque a maior parte das pessoas não consegue atingir seus objetivos, por muitos motivos. 

Então como seria possível emagrecer rápido? E de quebra, como é possível emagrecer rápido de forma saudável? 

A primeira coisa para se ter em mente é entender como funcionam as calorias, o metabolismo e o balanço calórico. Contudo, mais do que isso, é importante encontrar soluções que se adaptem à rotina particular de cada um. Não adianta buscar dietas fantásticas, mas que sejam muito diferentes do que você costuma fazer, já que, eventualmente, você pode regredir e ganhar todo o peso de novo. 

Para falar mais sobre como perder peso de forma rápida e saudável, a Konjac traz algumas explicações e te ajuda a perder gordura sem prejudicar sua saúde. 

Entenda mais sobre as calorias 

Caloria é uma medida física que representa a quantidade energética ou de calor que um grama de água necessitaria para elevar a sua temperatura em apenas 1ºC. Dentro da alimentação, é a unidade que representa a energia que cada alimento carrega em si e faz com que o corpo possa funcionar da maneira adequada. 

Isto é, o nosso organismo PRECISA de calorias para o seu funcionamento adequado. A não ser em pequenos espaços de tempo ou para situações muito específicas, o organismo humano precisa de um determinado número de calorias para se manter funcionando. A este número, damos o nome de taxa metabólica basal. 

Para definir melhor: Taxa metabólica basal - TMB representa o número de calorias que o ser humano precisa para se manter vivo, em jejum e respirando sem fazer a digestão ou realizar quaisquer ações. 

Conheça mais sobre o déficit calórico 

Agora que você já sabe o que é a taxa metabólica basal, podemos falar sobre um conceito muito importante para o emagrecimento: o balanço calórico. Ele é o resultado do gasto energético diário (a TMB mais os gastos que ocorrem por ações como exercícios físicos, trabalho e digestão) menos a ingestão calórica diária. Se comermos mais do que gastamos, temos o superávit calórico e ganhamos peso (gordura e músculos)! Já, se gastamos mais do que comemos, temos um déficit calórico e perdemos gordura (e um pouco de massa muscular)! 

Mas por que é tão importante saber sobre isso?  

Porque é o déficit calórico quem realmente causa o emagrecimento nas pessoas! Por meio dele, conseguimos reduzir o percentual de gordura, as medidas corporais e o peso na balança. Com um déficit controlado, é possível emagrecer rápido e de forma saudável, sem correr o risco de um efeito sanfona. 

Atualmente, um déficit de 300 a 500 kcal diárias é considerado o suficiente para perder meio quilo por semana, um número médio e saudável para a maioria dos casos. É claro que, em algumas situações, é possível fazer déficits maiores e, em outras, um déficit menor vai resultar em uma perda de peso gradual e saudável também. 

É melhor diminuir a ingestão calórica ou aumentar o gasto calórico? 

É possível seguir ambas as estratégias, sendo que o melhor a ser seguido é combinar as duas, afinal um corpo ativo garante uma maior queima de calorias, enquanto uma alimentação com densidade calórica controlada permite uma redução de gorduras e aumento da saúde. 

Porém, é preciso afirmar que a alimentação é, sim, a base de todo o processo de emagrecimento ou ganho de peso. Sem o controle sobre a dieta, nenhum exercício vai conseguir realizar milagres. Portanto, ter um planejamento sobre o cardápio, conhecer melhor os alimentos e, por vezes, adotar dietas como a dieta cetogênica é uma ótima forma de garantir a perda de peso saudável. 

Qual a melhor dieta para o emagrecimento saudável e rápido? 

A melhor dieta para o emagrecimento saudável, rápido e efetivo é aquela que o indivíduo segue da melhor forma, sem recorrer a escapadas e nem sofrer diariamente para ter resultados. Ou seja, a melhor dieta é sempre a que for mais prática e tranquila para o organismo do indivíduo. 

Entretanto, é claro que podemos explicar pormenores sobre uma dieta saudável. Veja abaixo alguns indicativos de uma dieta para emagrecimento saudável e rápida: 

  • Possui alimentos frescos, naturais e variados para a inclusão de micronutrientes; 
  • Exclui, ou reduz ao máximo, ingredientes refinados ou artificias, limitando o potencial inflamatório e as calorias; 
  • Reduz o consumo de carnes vermelhas; 
  • Aumenta proteínas vegetais e proteínas de peixes e carnes brancas; 
  • Possui fibras solúveis para a melhor digestão e cuidado com o intestino; 
  • Reduz a presença de sódio na alimentação; 
  • Aumenta o consumo de água. 

 

Conheça o Blog da Konjac e veja dicas para o emagrecimento 

Os alimentos da Konjac Massa MF são  zero carboidrato do Brasil. Mas, mais do que isso, eles cumprem um papel importante para quem deseja comer bem sem comer menos. Pensando em garantir que todos possam se alimentar melhor, a Konjac traz um blog recheado de informações sobre saúde, nutrição, exercício físico e dicas saudáveis para você e para a sua família. 

Quer saber mais dicas sobre alimentação? 

Acesse agora mesmo o blog da Konjac. 

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